Conference: Metering, Billing, CRM/CIS Latin America 2005.
Location: Sao Paulo
Presenter: Marcos Aurélio Madureira da Silva and Denis Maia

Um dos maiores desafios das distribuidoras de energia elétrica é a redução de perdas técnicas e não-técnicas, que em média são de 12%, chegando a patamares superiores a 20%, afetando significativamente os resultados financeiros destas empresas.

Apesar da importância econômica, muitas distribuidoras não conhece qual o valor de perdas técnicas e comerciais nas suas sub-estações, alimentadores e transformadores. Como consequência os esforços e recursos que têm sido realizados em de inspeções de campo, para redução de perdas comerciais e substituições de elementos de rede e mudanças no padrão de distribuição, para redução de perdas técnicas, não são otimizados, pois não estão sendo investidos nos pontos da rede de maior perda e, portanto, de maior retorno financeiro para a empresa.

A solução para este problema, denominada Balanço Energético, está na construção de uma visão integrada de toda a rede de distribuição, desde a energia comprada e gerada nas fronteiras de transmissão até o consumo de cada unidade da distribuidora (Boundary-to-Consumer), com o cálculo das perdas técnicas e a medição das perdas comerciais em todos os elementos de rede – sub-estações, alimentadores e transformadores.

O presente artigo descreverá a implementação do Balanço Energético nas 5 distribuidoras do Sistema Cataguazes-Leopoldina. O Balanço Energético foi implementado na plataforma Revenue Intelligenc integrando informações de cinco diferentes sistemas que contêm as informações de medições de foronteira, sub-estações, alimentadores, transformadores, consumo e geo-referenciamento das unidades.

Com esta integração é possível analisar todo o fluxo de energia, desde a entrada no sistema de distribuição até o consumo das unidades, verificando a perda de energia, técnica e comercial, por cada ponto da rede – sub-estações, alimentadores e transformadores, permitindo a otimização da utilização dos recursos para redução das perdas.

Como o Balanço Energético está implementado sobre a plataforma Revenue Intelligence, todas suas informações estão automaticamente integradas também com as informações de outros cinco sistemas, contendo informações de cadastro, leitura, ordens de serviço, contas a receber e fraudes, utilizadas pelo Revenue Intelligence para o aumento de recuperação de receitas, descritas nos artigos publicados nos Metering Latin America 2003 e 2004  .

Esta integração em uma mesma plataforma, Revenue Intelligence, permite a criação de regras de investigação e perfis de consumidores com indícios de fraude em pontos da rede com maior perda comercial, consequentemente, de maior impacto econômico para a empresa e de maior retorno.

Da mesma forma, com a integração com informações de acompanhamento dos elementos de rede e de custos de manutenção e obras, poderá ser analisado quais as melhores relações custo-benefício para o investimento em manutenções preventivas e redução de perdas técnicas.
Além de todo o detalhamento da implantação, integração e funcionamento do Balanço Energético, serão apresentados resultados do incremento na redução de perdas no Sistema Cataguazes-Leopoldina.