Conference: Metering, Billing/CRM Latin America
Location: Sao Paulo, Brazil
Presenter: Marcos Aurélio Madureira da Silva and José Ricardo Félix
Abstract: Presented by Marcos Aurélio Madureira da Silva and José Ricardo Félix at Metering, Billing/CRM Latin America

Resumo executivo

A CELB – Companhia Elétrica do Borborema – possui aproximadamente 140 mil consumidores em uma área de concessão de x Km2. As perdas comerciais da CELB em 2004 e 2005 ficaram estagnadas em aproximadamente 4,7%, apesar de todas as melhores práticas de combate às perdas do Sistema Cataguazes-Leopoldina estarem sendo amplamente utilizadas lá.

Para vencer esse desafio, a CELB decidiu solidificar o conceito do Centro de Inteligência de Combate às Perdas – CICOP, através de um acordo de operação conjunta com a Choice, onde profissionais das duas empresas trabalharam em equipe ao longo do ano de 2006.

O resultado foi vencedor, tendo a CELB reduzido as perdas comerciais para 4,3%, uma redução superior as metas estabelecidas no planejamento estratégico – que já representavam um desafio visto a estagnação enfrentada nos anos anteriores.

Importante observar que esta redução foi conseguida não através de aumento de recursos orçamentários, mas através do incremento de produtividade das ações de combate às perdas, conseqüência das análises, estudos e da otimização dos recursos realizados pela operação conjunta do Centro de Inteligência .

Análises de comportamento de reincidentes, de taxa de cobertura de investigação por perfil de consumidor, comparativos por produtividade inclusive com outras áreas de concessão, avaliação dos indícios dos leituristas, análise de redução de energia requerida em unidades de baixo consumo e detecção de indícios em grandes consumidores foram algumas dos estudos realizados ao longo do ano.

O objetivo deste artigo é demonstrar alguns destes estudos em sua profundidade, demonstrando como eles apoiaram na otimização dos recursos de combate às perdas, trazendo por conseqüência, o incremento da produtividade (kWh recuperado e agregado / R$) e a redução da perda comercial.

Também será abordado a perspectiva de atividades do Centro de Inteligência para o triênio 2007-2009 para a CELB e também para a SAELPA – concessionária que atende o restante do estado da Paraíba.