Conferência: Metering, Billing/CRM Latin America
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Palestrante: Mariano Michael Bergman
Artigo: Apresentado por Mariano Michael Bergman na Metering, Billing/CRM Latin America

O segmento de Concessionárias de Energia principalmente as de Distribuição tem durante muitos anos perdido receita devido a problemas relacionados as perdas não técnicas e inadimplência.

Podemos de uma forma simplificada dividir os consumidores de energia responsáveis por essas perdas em três tipos:

Gatos: São os consumidores que se conectam na rede de uma forma clandestina e que por não possuírem medidor não tem sua energia medida nem faturada.

Ratos: São consumidores que apesar de serem cadastrados, e medidos não pagam suas contas por razões diversas como impunidade, exemplos de vizinhos, histórico,  ou mesmo que fraudam os medidores com a ajuda de gangues especializadas para reduzir seu consumo. Esses clientes consideradas inadimplentes ou fraudadores entram em um processo de freqüente de corte e religamento de alto custo para a concessionária

Dificuldade de Gestão: Esse tipo de consumidor, normalmente de baixo poder aquisitivo mas bem intencionados tem como maior problema a gestão de sua renda. Consomem demasiado sem conseguir monitorar o consumo e quando chega no fim do mês não tem condições de guardar o suficiente para pagar a conta de Luz.

Este trabalho tem como finalidade apresentar como a utilização de medidores de pré-pagamento do tipo “split-meter” podem ajudar às concessionárias de energia a reduzir os gatos e os ratos e ao mesmo tempo ajudar seus clientes com problemas de gestão a melhor controlar seu consumo e pagar as contas ao longo do mês para não incorrer em inadimplência.

O dois princípios do sistema são a tecnologia de pré-pagamento que facilita a gestão do consumo de energia e o pagamento no final do mês, e a do medidor tipo “split” onde a medição fica longe do consumidor dificultando a fraude no medidor ou as conexões clandestinas uma vez que se evitam os ramais, e o acesso ao medidor.