Conference: Metering, Billing, CRM/CIS Latin America 2005.
Location: Sao Paulo
Presenter: Célio Gonçalves Junior and Paulo Roberto de Souza Pimentel

A originalidade do projeto proposto baseia-se na automação da utilização de regras de caráter formal e informal na analise manual de informações técnicas e comerciais aplicando-se técnicas de mineração de dados que permitam a analise de grandes volumes de informação de forma a propiciar a identificação de áreas com índices de perdas comerciais e, por conseguinte a geração automática de Ordens de Inspeção. As principais informações de cada consumidor a serem utilizadas no projeto são as curvas de carga, dados de DIC/FIC e curvas de tensão, corrente, FP e THD. Assim, diante de todo o conjunto de informações disponíveis no sistema corporativo da concessionária e na aplicação de técnicas de mineração de dados podem ser realizadas analises consistentes e geradas ações gerenciais e operacionais mais prontamente.

O tratamento manual de conjuntos de dados dessas proporções e inviável, sendo extremamente custosa à identificação de padrões que não sejam triviais. A automatização implementada pela utilização de mineração de dados permite que se reduza a complexidade e o volume desses dados. As principais técnicas de mineração de dados compreendem: Descoberta de Regras de Classificação, Agrupamento ou segmentação, Descoberta de regras de associação e Detecção de Desvios.
 
A abordagem para um problema complexo como o roubo de energia que envolve traços culturais, econômicos, regionais e sociais não possui uma metodologia única para o seu entendimento e solução, o que demanda a aplicação regionalizada da seguinte metodologia:

1) Compreensão do Problema
2) Prevenção
3) Detecção
4) Ação

Assim, dentre os diversos elementos que compõe o processo de proteção da receita o trabalho concentra-se no desenvolvimento de uma ferramenta de detecção de fraude e roubo de energia e emissão Automática de Ordens de Inspeção.