Conference: Metering, Billing, CRM/CIS Latin America 2005.
Location: Sao Paulo
Presenter: Milton Benassi

Este projeto tem por finalidade a aquisição e comandos em equipamentos elétricos na rede de Distribuição e disponibilizar os mesmos via WEB.

Com relação à eficiência as empresa de Distribuição de Energia Elétrica estão empenhadas em oferecer aos seus clientes uma melhor qualidade de energia distribuída e despontar como uma empresa inovadora em relação ao seu conceito de modernização em controles, comandos e supervisão de seus sistemas elétricos.

A busca por melhorias constantes na Qualidade do Fornecimento de Energia Elétrica aos Consumidores em geral, levou a maioria das Empresas de Energia Elétrica a desenvolverem programas de Automação de Redes, Linhas de Transmissão, Subestações e Usinas, sendo que dentro desse contexto o sistema de aquisição e controle supervisionado – SCADA tem se mostrado uma excelente ferramenta para controle e obtenção de dados nas Empresas.
 
Esses dados são utilizados por sistemas especialistas da empresa, porém o que está ocorrendo é a dificuldade de obtenção de forma adequada (tanto no formato, quanto na qualidade) das informações coletadas que servirão de entrada aos outros sistemas computacionais já implantados.

O que se pretende nesse projeto é desenvolver um centro de coleta de dados onde os sistemas de medições e telecomandos estejam em outro local, assim sendo otimizando seus recursos com outras tarefas. Deixando assim toda a parte de infra-estrutura para uma terceirização destes serviços.

Desta forma as empresas não estariam se preocupando com infra-estruturas de TI como servidores, enlaces, hardware, software, etc. O acesso das empresas seria feito via WEB e seus comandos e medidas estariam a disposição dos mesmos.