Presented by í‚ngelo Pirrone at Metering, Billing/CRM Latin America 2006.

0

Conferencia: Metering, Billing/CRM Latin America 2006
Local: Rio de Janeiro
Palestrante: Ângelo Pirrone
Artigo: Presented by Ângelo Pirrone at Metering, Billing/CRM Latin America 2006.

O projeto objetiva desenvolver dispositivo eletrônico de baixo custo a ser instalado junto aos medidores de energia residenciais com o objetivo de aumentar a segurança contra violações, uma vez que o processo de segurança ainda é dependente dos convencionais lacres mecânicos, os quais podem ser substituídos por outro semelhante após a abertura ilícita da caixa do medidor sem que o fato seja constatado facilmente.
A proposta do projeto em questão é a de criar um dispositivo capaz de armazenar, de forma eletrônica, código e dados específicos que serão gerados pela concessionária para cada medidor e que, posteriormente em campo, poderão ser lidos por um segundo dispositivo que indicará ao leiturista as reais condições do lacre.

O projeto foi iniciado com estudo e avaliação minuciosos, junto à Ampla, dos diversos medidores empregados e suas respectivas instalações para se determinar os pontos vulneráveis. Além disso, foi feito estudo de relatos de fraudes ocorridos anteriormente de forma se conhecer os processos normalmente utilizados na maioria das violações. Esse estudo inicial forneceu subsídios suficientes para permitir propor a criação do dispositivo adequado às condições de uso determinadas pela concessionária.

Durante a execução do projeto de P&D, buscou-se um dispositivo de baixo custo para as aplicações especificadas: de precisão, com baixo consumo e de fácil operação e instalação. O lacre eletrônico resultante está sendo testado na Ampla.