Conference: Metering, Billing/CRM Latin America
Location: Sao Paulo, Brazil
Presenter: Guilherme Spina
Abstract: Presented by Guilherme Spina at Metering, Billing/CRM Latin America

As Ditribuidoras de Energia na America Latina, após os processos de privatização ocorridos nos ultimos dez anos, vêm investindo para atender as demandas de seus principais “stakeholders”: os acionistas querem melhor retorno sobre o capital investido, os funcionarios melhores ferramentas de trabalho e os clientes melhor qualidade de fornecimento de energia, alem de menores tarifas.

Esses interesses aparentemente conflitantes podem ser harmonizados com uma abordagem integral e pragmática.

Os furtos de energia, as fraudes no processo de medição e as conexões ilegais à rede elétrica são os principais destruidores de valor para consumidores, colaboradores e acionistas das distribuidoras. As conseqüências são tarifas mais elevadas para os consumidores, falta de ferramentas de trabalho e pressão operacional para os colaboradores, bem como baixos retornos para os acionistas.

Com uma estratégia inteligente, utilizando a proteção de receitas como justificador dos investimentos na montagem de uma infra-estrutura avançada de medição eletrônica (AMI), as distribuidoras dão o primeiro passo na integração de todos os seus ativos distribuídos (medidores, religadores, chaves, sensores) em uma plataforma única e integrada.

Essa abordagem propõem um caminho racional em que os investimentos podem ser feitos de forma marginal para a construção da rede de distribuição inteligente (Smart Grid).